III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO COLÉGIO PARAÍSO
“CONSERVANDO A BIODIVERSIDADE DO NOSSO TERRITÓRIO”
Realização: Núcleo de Ciência e Tecnologia Rosalind Franklin
JUSTIFICATIVA
As feiras e mostras de Ciências são conhecidas como atividade pedagógica e cultural com elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar. A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas com atenção, participar de eventos em outras escolas ou instituições nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos.Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo, sendo que uma das etapas da maior importância do método científico é a experimentação. A III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DO PARAÍSO é uma das iniciativas do Colégio Paraíso juntamente com o Núcleo de Pesquisa Ciência no Paraíso, que busca Educação Científica e Popularização das Ciências. Professores e estudantes atuam em áreas distintas e desenvolvem projetos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica na educação básica, bem como a Educação Científica em diversas áreas do conhecimento, um trabalho multidisciplinar, com o foco na construção de uma cultura científica, de popularização das ciências e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
A melhor vantagem que podemos obter pela realização de um projeto científico é a melhor compreensão de um ramo da ciência. Além disso, sempre fica a expectativa de que tais projetos possam abrir as portas de uma carreira almejada, culminando com a realização própria, individual aquela satisfação permanente que alguém jamais pode nos subtrair. O projeto se materializa por meio de apresentações de experiências, demonstrações, jogos didáticos, futuras exposições em escolas públicas, feiras de ciências, visita a museus e visa, também, a integração com as comunidades da região. A realização de uma Mostra de cunho científico possa divulgar os projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes, e a tentativa de levar tais projetos para a feira regional, nos permite sonhar que esta seja apenas a primeira de uma série de feiras científicas de nossa escola.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Despertar o interesse pela investigação científica , contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula na Educação Básica, de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, bem como a popularização da ciência.
Objetivos Específicos
Baseado nos principais objetivos do evento foram elencados e demarcados seus objetivos:
- Democratizar o acesso da população a conhecimentos, equipamentos e experimentos científicos;
- Utilizar a ludicidade como meio de aproximação entre o mundo das ciências com crianças, adolescentes e jovens;
- Utilizar linguagens adequadas para tornar acessível o diálogo com os saberes populares, viabilizando a troca de conhecimento;
- Motivar estudantes e professores de toda escola ao estudo dos conhecimentos técnicos e científicos;
- Difundir a proposta do núcleo através do incentivo da criação de novos núcleos dentro do Colégio Paraíso;
- Tornar o estudante sujeito da construção do seu próprio conhecimento;
- Divulgar o trabalho realizado no Colégio Paraíso .
METODOLOGIA
Descrição das principais atividades a serem desenvolvidas:
- Elaboração do projeto da III Mostra Científica na Escola;
- Divulgação do projeto na escola mostrando a importância do mesmo para o aprimoramento das formas de se construir o conhecimento e seus resultados no aprendizado efetivo do estudante;
- Orientações aos estudantes sobre a elaboração de um projeto para a feira/ Mostra.
- Realização da III Mostra Científica na Escola;
- Premiação dos melhores projetos apresentados;
- Descrição das regras e processos para recebimento de inscrições, avaliação e seleção de trabalhos científicos para a I Mostra Científica na Escola;
- Os trabalhos poderão ser inscritos nas áreas/ Subáreas descritas neste anexo; Ciências exatas e ambientais (Biologia/ Ciências naturais, Física, Matemática, Química e Ciências sociais aplicada), incentivando fortemente a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento (Línguas (Português, Inglês e Espanhol), História, Geografia, Artes, ).
- Serão apresentados trabalhos das seguintes categorias: Comunicação oral, Defesa de Banner e Oficina.
1 – MINHA NADA MOLE VIDA DE CIENTISTA:
Será um espaço para apresentação de comunicação orais, resulatdos de pesquisas realizadas em trabalhos de iniciação científica (IC) ou de trabalhos realizados com a mesma dinâmica de um trabalho de ( IC). Os trabalhos devem tratar de assuntos reflexivos quanto ao fato de que o ensino tem uma base científica, tendo em vista que os seus métodos são baseados em investigações.
2 – PARAÍSO DE CURIOSIDADES CIENTÍFICAS: Este será o espaço para os estudantes apresentarem experimentos de forma interativa para o público em geral e escolar. Estas apresentações devem ser acompanhadas por um pôster, além do material do
3 – “VAMO” APRENDER FAZENDO: Esse espaço sera reservado para oficinas que podem ser ministrados por corpo de alunos ou por profissionais da Área. As oficinas devem ter como foco pratiacas.
- A apresentação das modalidade Paraíso de Curiosidades deve ser acompanhada por um poster. Modelo em Anexo;
- Segue nos anexos os modelos de Pôster e Apresentação Oral;
- Poderá participar todos os estudantes do Colégio Paraíso, Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série);
- Os trabalhos não precisam, necessariamente, ser oriundos do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula. Podem ser inscritos trabalhos desenvolvidos a partir de projetos de ensino executados fora do ambiente da sala de aula;
- Sugere-se que os trabalhos tenham um caráter investigativo, isto é, uma proposta que surja de um problema bem delineado que contenha procedimentos de coleta e análise de dados para a produção de conhecimentos sobre um problema relevante no âmbito da realidade dos alunos;
- Descrição das regras e processos para recebimento de inscrições, avaliação e seleção dos trabalhos para premiação para III Mostra Científica na Escola.
INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento de ficha de inscrição, sendo anexado junto a mesma o projeto escrito.
Os trabalhos deverão ser apresentados exclusivamente pelos estudantes. Cada trabalho poderá ser apresentado por no máximo 5 (cinco) estudantes.
PREMIAÇÃO:
Serão premiados os três primeiros trabalhos de cada nível, sendo que dois não precisam necessariamente atender aos critérios do item, no que diz respeito ao projeto que envolva tecnologia e sustentabilidade. Os trabalhos premiados serão avaliados pela Comissão Julgadora.
A decisão da comissão julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante;
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadorada III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DO PARAÍSO.
Descrição das regras e processos para avaliação e premiações;
Os trabalhos serão apresentados nos dias 10 e 11 de Abril de 2016, de 8:00 h às 17:00 h na escola. Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de banners, cartazes, protótipos, etc. A equipe terá à disposição um espaço de 1,50 m x 1,50 m, podendo utilizar a parede para fixar o banner. Sobretudo fica proibido o uso de prego, martelo ou qualquer material ou ferramenta para furar / estragar a estrutura da instituição. Está vetado uso de objetos perfuro cortante por estudantes.
Durante os dias de apresentação, uma comissão julgadora irá avaliar os trabalhos, de acordo com os critérios citados. A comissão julgadora no momento que estiver percorrendo os estandes não estará identificada.
Durante os dias de apresentação será desclassificado, a equipe que abandonar seu stand no período de apresentação, bem como que desmontar antes da autorização da equipe de coordenação.
Os trabalhos de nível fundamental serão avaliados de acordo com organização e apresentação geral do trabalho; criatividade e habilidade no uso de recursos para comunicação com o público; capacidade de transmissão da mensagem; presença deformas inusitadas de apresentação; interesse e relevância do tema; fundamentação teórica e exploração do conteúdo.
Os trabalhos de nível médio serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: organização e apresentação geral do trabalho; exploração do conteúdo; interesse e relevância do tema; atendimento aos objetivos propostos; utilização de soluções alternativas; metodologia; redução de custos, de tempo na execução de tarefas ou de impactos ambientais.
Todos os participantes receberão o certificado de participação.
ORGANIZAÇÃO
Participantes da equipe de organização:
- Direção Valéria Vaz
Direção Técnica
- Patricia
- Felipe
- Lucas
Coordenação (2):
- Edna
- Jamille
- Dora
PROFESSORES ORIENTADORES
ENSINO MÉDIO
Luciane, Lucas e Vanusa– 1º Médio (Etnopotânica e Etnofarmacêunica
Serrão, Patrícia e Daniele – 2º Médio (Fitorremediação exemplo de bioremediação.
Marcus, Patricia e Lucas – 3º Médio (Cosméticos sustentáveis – microplásticos)
Carol – Ilustrações Científica
ENSINO FUNDAMENTA II
Nadia e Sandra – 6º Ano (Empreendedorismo – Produtos de limpeza
Darlan e Patrícia – 7º Ano (Bioendicadores de qualidades atmosférica – Liquens) (Darlan gráfico de poluição)
Clara e Ada – 8º Ano (Plantas alimentícias não convencionais – Plancs) (Cálculos de calorias)
Jean e Morgana – 9º Ano (Clonagem de plantas) ( Renata – Exponencial, noção científica)
Carol – Ilustrações Científica
RESULTADOS ESPERADOS
Descrição dos resultados esperados e dos segmentos beneficiados pelas atividades.
- Feira a nível municipal realizada;
- Participação efetiva da comunidade no Evento;
- Professores estimulados a desenvolver atividades de enriquecimento curricular. 3 – Alunos motivados apresentando um número significativo de projetos na feira;
- Alunos mais preparados para a elaboração de projetos escritos;
- Alunos com desenvoltura para a execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais;
- Pretendemos elaborar um Livro de resumo dos trabalhos apresentados na feira.
Por ser um projeto, estamos falando de um trabalho a ser executado, este deve ser construído junto à coordenação da escola, levando em consideração o calendário escola previamente divulgado na comunidade escolar.
LOCAL
As oficinas devem acontecer na sala 01, a exposição Paraíso de Curiosidades Científicas – Quadra e comunição oral : Minha nada mole vida de cientista deve acontecer no auditório.